Outros recomendam jamais limpar o breu do arco, devendo só se tomar o cuidado de não deixar o arco diretamente sobre o violino (para que o breu que está no arco não fique entrando em contato com o violino dentro do case) – nesse caso, muitos recomendam ao colocar o violino no case, envolve-lo com um pano de seda (este tecido não retém gordura e ajuda a protege-lo das impurezas).
Particularmente, limpo a madeira do arco enquanto ele está tensionado, utilizando uma flanela e removendo o acúmulo de breu que recai sobre esta. E ocasionalmente o levo para um lutiere fazer uma limpeza da crina, pois estende a durabilidade desta.
Mas para aqueles que não têm preguiça, ou não têm condições de levar a um profissional, eis um método para realizar essa limpeza.
1 - Com um pano macio e que não solte fiapos, como um flanela, limpe a madeira do arco, afrouxando a crina para não danificar a curvatura do arco.
3 - Pegue uma pequena quantidade de álcool desnaturado (composição com metileno) e, usando uma escova macia, escove delicadamente a crina. Concentre-se especialmente em áreas mais sujas. Alguns lutiares, fazem essa lavagem utilizando sabonete neutro branco antes, passando água e depois o álcool para ajudar na evaporação da água, pois essa não pode permanecer na crina, podendo estragá-la.
4 - Suspender a crina para secar, de modo que ela não encontre a madeira.
5 - Voltar a crina para seu lugar, apertar o parafuso no talão e passar breu novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário