terça-feira, 10 de julho de 2012

Vibrato

Vibrato –

Para todos os meus alunos que sonham ansiosamente em saber essa técnica muito utilizada pelos instrumentos de cordas friccionadas, segue um tutorial explicando as várias formas de executá-lo.
Como vocês já devem ter ouvido dizer em sala, o vibrato é como uma gravidez, onde o bebê é preparado aos poucos e quando você menos percebe já se passaram os nove meses e ele já está nascendo.
Não adianta se matar ou ficar triste em não conseguir logo nas primeiras vezes, é necessário tempo para dominar está técnica, que sem outros elementos de nada serve, digo, de ter uma boa afinação, domínio de arco, postura, etc, etc...
Ou seja, se um dia vocês vierem tocar uma escala para mim usando vibrato, mandarei estuda-la de novo, pois o que é o vibrato, senão uma leve oscilação da afinação para baixo e para cima, enquanto o que pretendemos numa escala é verificar a afinação da forma mais pura que possa ser.

Existem três formas de se fazer o Vibrato:
Vibrato de Pulso: O ombro e os dedos do instrumentista permanecem parados, enquanto a mão e o braço giram (tremem) rapidamente da esquerda pra direita, fazendo com que os dedos alterem sua posição sobre as cordas.

Vibrato de Braço: Conforme orientação de meu amigo, o  professor de violino Luke Tripp, essa forma de vibrato ocorre quando o braço propulsiona o dedo a fazer o mesmo movimento que é feito com o pulso, gerando oscilações mais fortes, definidas e largas, ideal para violistas. 


Vibrato de Dedo: Apenas os dedos mexem. Porém, como é praticamente impossível mexer os dedos pros lados, a técnica baseia-se em alterar a pressão exercida sobre as cordas pelos dedos. O dedo aumenta e diminui sua força sobre a corda, aumentando e diminuindo a tensão da corda, causando o vibrato.

O vibrato não quer dizer que o violino vai se mexer, não quer dizer que o som tem que ser parecido com um cabrito e também não quer dizer que será usado o tempo todo em todas as músicas.  Porém, é um vibrato bem tocado que fazem muitas vovós chorarem ao ouvir um violino.  Ele pode denotar tanto da mais profunda tristeza como a mais agressiva interpretação. 
Espero que gostem:

Referências: Wikinpédia, violinlab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário