domingo, 1 de julho de 2012

Música Celta

O termo música celta é muito controverso, pois os celtas como povo identificável não existem mais. Existem, sim, os povos em que a influência dos celtas é mais visível, como nas chamadas sete nações celtas: Escócia, Irlanda, Pais de Gales, Bretanha (região da França) , Galícia (Espanha) , Cornualha (Inglaterra) e a Ilha de Mann (Grâ Bretanha), assim como os países que sofreram influência desses povos, tais como EUA e Canadá (ao norte). Muitos confudem new age com a música celta, sendo que na verdade esses estilos não tem muito em comum tendo em vista que a música tradicional celta  é composta por danças tais como as reels, as jigas, valsas, marchas e outras que podem ser tocadas por violinos, acordeons, flautas, whistles, banjo, gaitas, etc. Além da música instrumental, há também uma gama de canções acompanhadas por esses instrumentos. 
Ao contrario do que muitos acreditam, a musica celta executada hoje em pubs e confraternizações data de século 2 até o presente. A associação com música medieval esta muito mais vinculada ao nosso inconsciente criado por filmes e histórias do que pelo conteúdo histórico. Há muito pouco registro da música celta antiga, sabendo-se que  a usavam para guerras e rituais religiosos descatando um dos instrumentos de registro histórico, a trompa celta.



Elementos e Características da Música Celta


O universo da música celta é amplo, indo desde a extrema melancolia até a  alegria e a euforia.
As diferentes regiões carregam diferenças culturais e por conseqüência musicais também, A Irlanda parece ter talvez, a mais "swingada" destas músicas, presente nela uma variedade rítmica exuberante.
As canções escocesas estão na grande maioria vinculada as bagpipes, assumindo um caráter de rítmica mais rígida e bastante rápida. Galícia, tem influencias ibéricas e latinas importantes, e a música Bretã apresenta-se um caráter modal e talvez seja a mais próxima da sonoridade medieval.
No aspecto rítmico a música celta se divide em Reels, Jigs, Polkas, Hornpipes, estes, rítmos mais alegres e contagiantes , sendo Airs, Valsa, Slip, Jigs, rítmos mais lentos e introspectivos. O formato dos temas é variável, sendo em sua grande maioria divididos em partes A e B mas existem temas 3 e até 4 partes; como no Chorinho, cada parte executada 2 vezes.
Como a maioria dos cancioneiros populares, este estilo também é a tradição oral, portanto, há uma gama de variações  para um mesmo tema, as partituras geralmente são encontradas em forma "Crua" abrindo espaço para improvisos e par, talvez a maior característica deste estilo, são as ornamentações.
Existem varios tipos de ornamentações, sendo as mais usadas, Triplets, Roll ons, half roll ons,notas pedais, glissanos e "grace notes". Essas ornamentações possuem várias funções, como divisão de notas, aumento de volume, e valor estético, e cabe ao músico decide qual ornamento usar em determinada frase.

Geralmente os violinos de orquestras tem que ser bem afinados, música limpa e tals, com o arco do violino bem esticadinho, ja na musica celta é o mesmo violino, só que não exige muito ficar o som tão limpo as vezes o som limpo estraga a música, por isso a crina do arco fica mais soltinha, e os ruidos do violino fazem parte da música, como em músicas e orquestras tem que passar o arco certinho retinho pra não fazer barulho, sempre com um som bem limpo, ja na música celta não.

Instrumentos


Uma das grandes características da música celta atual é sem dúvida a fusão de instrumentos folclóricos criando uma massa sonora sem igual e bastante peculiar . O grupo alem de utilizar instrumentos típicos da cultura celta também utiliza outros criando uma fusão diferente de timbres e rítmos nas composições.


- FIDDLE O violino é sem dúvida um dos instrumentos mais característicos, e na música celta assim como em grande parte dos estilos "folk" recebe nome de "FIDDLE".
 
                                                                                                 - BAGPIPES
Existem cerca de 180 tipos de fole pelo mundo, as bagpipes são talvez a marca registrada da música Irlandesa, Escocesa Galega e Bretã. Destacam-se as "Great Higland Bagpipes" na Escócia e as "Uillenn pipes" na Irlanda, "Biniou" bretão e a "Gaita" na Galícia.


- TIN WHISTLES
Pequena flauta tradicional irlandesa, também conhecida como "Pennu whitle"

- TENOR BANJO
Diferente do seu "primo" americano o "5 strings banjo", o banjo tenor é tocado com palheta e possui afinação em quintas como violin





- MANDOLIN
O mandolin, da familia dos bandolins possui diferentes tamanhos e formatos, instrumento que ganhou muita popularidade nos EUA no "blueglass".
O "Bouzouki" da familia dos mandolinas também é bastante usado no estilo.




- IRISH FLUTE
A flauta irlandesa tem timbre único, grave e bastante aveludado, diferindo bastante das "Tin whistles", mas como esta, também é um instrumento diatônico


- ACORDEOM
De teclas ou de botão o acordeom é um dos instrumentos mais ultilizados em toda música folk mundial. Na Irlanda ainda existem as "Concertinas" os "Box" semelhantes ao acordeom de botão.



               _ BODHRAN
                                                  Instrumento de percussão 
                                                                                irlandes.


- NYCKELHARPA
Instrumento de arco sueco, também conhecido como "Violino de chave".







                             - DIGERIDOO 
                             Instrumento de sopro de origem aborigene                                       

- CAJON
Instrumento de percussão espanhola.










Sites: 
Partituras:





Nenhum comentário:

Postar um comentário