Vai aqui algumas observações para se evitar LER e DORT
(Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteo -Muscular Relacionado ao
Trabalho).
Se quando estiver praticando algum estudo,
música, concerto no violino ou digitando
ou fazendo qualquer outro trabalho repetitivo e sentir alguma dor, PARE
IMEDIATAMENTE. Tem alguma coisa errada. Seja sempre honesto com seu Professor.
Se tiver e-mail ou telefone ou sinal de fumaça, se comunique com ele explicando
o que está acontecendo. É preferível, estudar pouco (SEM DOR) em uma semana, do
que chegar lesionado para a próxima aula. Violinistas são notoriamente ruins em duas coisas: sentar corretamente e desconhecer seus limites. Cansamos de ouvir histórias sobre praticantes (músicos e esportistas) que o fazem por 6, 8, 10, ..., horas, sem intervalos ou reidratação, prática pura. Mito ou verdade? O fato é que, agora falando sobre a Prática do Músico, se praticar em demasia, sem os devidos descansos, poderá seriamente ferir-se antes mesmo de participar de uma orquestra. Este texto traz alguns pontos para evitar ferimentos.
1. Alongamento - Não são somente atletas que precisam se alongar antes de praticarem seus esportes devido a prática corporal envolvida, ou seja, prática de corpo inteiro. Digamos, como exemplo, natação e tênis. Ao se preocupar especificamente com os braços, antebraços, punho e mãos e alongar por alguns minutos antes de cada prática, o(a) Violinista, pode obter resultados melhores e uma possibilidade mínima de problemas.
Por favor, preste a atenção nas informações que pode encontrar na Internet. Eu particularmente, consultei os Professores da Escola de Música Villa-Lobos RJ neste assunto.
2. Sentar-se em linha reta - coluna encaixada. Cada pessoa tem esse conhecimento, porém, poucas seguem. Principalmente quando se trata de estudar sozinho. Os Violinistas tem que criar sua boa postura automaticamente, sentando-se no meio ou na borda da cadeira e mantendo suas costas eretas. Não podemos inclinar ou relaxar, criando uma postura errada. Mantenha as pés em ângulo de aproximadamente 90º, ou seja, a perna direita vai ficar ligeiramente deslocada. Enquanto escrevo aqui, percebo o quanto estou desequilibrado e todo torto. Preciso prestar mais atenção nisso.
3. Use uma Espaleira - Alguns Violinistas preferem não usar uma porque eles não querem arranhar seus instrumentos ou porque acham-na demasiado volumosa. Hoje, o mercado traz modelos os mais variados possíveis e é praticamente impossível não encontrar uma que se adeque ao seu biotipo. Existe inclusive a possibilidade de criar uma Espaleira a partir de uma esponja. O fato é que a parte da coluna acima do ombro, a cervical, pode com a má postura causar Lordose.
4. Punho direito relaxado - Não importa o quão difícil possa ser uma passagem da música, devemos tocá-la com o punho relaxado em combinação com o movimento de antebraço. E aqui vai uma sugestão, se movimentar seu cotovelo direito acima do pulso, tencionará a mão, causando desequilíbrio e dor no punho. Pratique mover seus punho e antebraço sem que o braço se mova. Outro exercício é com o Violino empunhado, colocar a mão esquerda no final do braço direito, parando qualquer movimento que uma arcada em corda solta, poderia fazer com que o cotovelo subisse do lugar.
5. Pressão do Arco - Vou fazer um desvio aqui. Pergunto eu, qual a pressão necessária para que friccione a corda e não saia som? E um mínimo de som? Qual a pressão máxima que consegue aplicar na corda sem que sinta que está forçando em demasia o conjunto, corda, arco, antebraço, punho e mão direita? Em que ponto da pressão aplicada se sente confortável? Uma pressão em demasia incentiva a tensão do pulso, podendo gerar dor nos dedos e no cotovelo. A quantidade de pressão exata é algo pessoal e intransferível. Converse com seu Professor para maiores detalhes. Sem a presença física, jamais poderia dizer a qualquer um se está fraco, no ponto ou em excesso.
6. Encaixe perfeito do Violino no Pescoço e Ombro - Lembre-se que o instrumento está sendo sustentado inteiramente pela força entre seu queixo e o ombro. Então, não há nenhuma razão para tentar prendê-lo com a garganta, levantando o ombro ou forçando a cabeça a deitar sobre a queixeira. Se não consegue, ainda, encaixar o Violino com naturalidade e relaxamento, sem que o segure com a mão esquerda, comece a praticar essa "empunhadura". A mão esquerda tem que ficar completamente dedicada a comprimir as cordas no Espelho. A ação dos dedos nas cordas será compensado com o polegar fazendo o "outro lado da pinça". Se dominar a técnica de empunhar o Violino confortavelmente e estiver usando como apoio o polegar esquerdo, não terá nenhum problema na 1ª Posição. Daí para a cima e que vai ficar complicado. Lembre-se que, cada parte do corpo tem sua função e sobrecarregando uma, talvez a princípio facilite. No decorrer do tempo, provavelmente será mais um vício a ser corrigido. Não esqueça, mão esquerda, 100% livre na execução de qualquer movimento.
7. Toque com a partitura ao nível do olho. Alguns Violinistas preferem olhar para baixo enquanto praticam, ajustando a estante da partitura fora do nível do olho. Por mais alto que seja seu biotipo, terá todos os ajustes próprios individuais. Diferente dos meus e assim sucessivamente. A tendência ao praticar sozinho é manter a estante realmente baixa o que faz com que a cabeça fica inclinada para baixo e saindo da posição naturalmente relaxada. Lembre-se novamente de encaixar toda a coluna. Toda ela, cervical, dorsal ou torácica, lombar e o cóccix. Alinhamento, conforto e equilíbrio.
8. Saiba suas limitações.
Retorno ao seguinte, percepção corporal é acima de tudo sentir o movimento de forma fluída e precisa. Sentiu algo diferente, PARE, respire, tente refazer todos os passos dos movimentos efetuados. Use o desconfiômetro e principalmente o ouvido para avaliar o que está acontecendo, pois podemos praticar de forma errada centenas de vezes um movimento, até alguém chegar (Professor normalmente) e dizer: Está Errado! A relação tensão relaxamento pode ser usada por um período de tempo, não por vastos períodos. 45 minutos e pausa de 15, creio que para mim é o ideal.
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